Quando você acha que alguém precisa de atenção, é certo que tem mais alguém precisando. É o que este filme em preto e branco, criado no final dos anos 90 pela DM9DDB, mostra e faz com que desperte a emoção dos telespectadores. A campanha apresenta um garoto, Carlinhos, portador de Síndrome de Down, que tem o dia-a-dia de uma criança comum: vai à escola, faz natação, tem aulas de piano etc. Carlinhos tem um amigo, não portador de qualquer deficiência e sem nome no comercial. Sua identificação é apenas “um menino de rua”, o que faz lembrar o descaso que crianças como o amigo de Carlinhos sofrem. Ao mesmo tempo em que há crianças precisando de atenção por causa de alguma deficiência, há crianças precisando de atenção por não ter sequer o direito de ir à escola. O que devia acontecer já se tornou utopia: direitos iguais a todos, independentemente de raça, condição social, se é especial ou não. Todos têm o direito de ter os mesmos direitos e serem respeitados da mesma forma, com dignidade. Mesmo com as dificuldades e limitações de cada um. A assinatura da campanha diz tudo: “DOWN. A pior síndrome é a do preconceito.”. O comercial conta com a música de fundo “Fake Plastic Trees”, do Radiohead, que foi doada pela banda para o filme. Direitos iguais e respeito. É o que todos merecem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário