segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Arruma essa pronúncia! - Jornal Metro

Página da edição de hoje

Com certeza você já errou ao pronunciar o nome desse jornal. Por isso, essa peça que saiu no Metro de hoje ensina a pronúncia correta. A peça pede votos para o Prêmio Caboré 2011. Para votar, não precisar saber a pronúncia, mas para falar em quem votou, precisa. Essa é a proposta do jornal, que diz isso em uma página da última edição. A pronúncia correta é “Metro”, e não “metrô”, como dizem. O que leva as pessoas ao engano, é que o jornal é distribuído também nas estações de Metrô, gratuitamente, como sempre. Sendo assim, as pessoas associam o jornal ao lugar onde ele foi distribuído. #ficaadica!

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Lugares - Volkswagen Amarok

Peça para mídia impressa

Para carregar o bondinho do Pão-de-Açúcar na capota, tem que ter força. Assim foi como a AlmapBBDO fez para simbolizar a força da Amarok. Essa peça faz parte da nova campanha da pick-up, que conta ainda com comerciais, spots e intervenções na Internet. A proposta da campanha é passar a imagem de que a pick-up te leva a lugares que ninguém frequenta, ou seja, a Amarok aguenta tudo! A peça acima é, sem dúvidas, bem impactante!

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Ford Pinto. Você compraria um?!

Ford Pinto

Você teria coragem de comprar um carro com este nome?! Imagino que não. Apesar de a pronúncia correta ser “Panto”, não daria certo aqui no Brasil. Este carro da Ford foi lançado nos anos 70 e, no meio da década, foi cogitada a sua vinda para o Brasil, podendo até substituir o Corcel no mercado sul-americano. O problema é que, além dos altos custos para trocar uma linha de montagem, teria também o choque cultural, afinal o nome do carro viraria piada por aqui. A Ford queria que o nome do carro fosse “Pinto”, onde quer que ele fosse vendido. Já imaginou o cidadão que acabou de comprar o carro, chegando para mostrá-lo à família, falando: “Venham ver meu Pinto zero km!”. Pois é, o ideal seria trocar o nome, caso viesse ao Brasil. Conhecimento das culturas. Fundamental para o Marketing!

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Por que será que o Grêmio e o Internacional têm o mesmo patrocinador?!


Você já deve estar assistindo algum jogo do Internacional ou do Grêmio, ou até mesmo o clássico “Grenal”, e ter se perguntado: “Por que os dois times, rivais, possuem o mesmo patrocinador?”. Pois é, meu amigo, isso é Marketing Esportivo! O patrocinador dos dois times, que são os mais destacados do Rio Grande do Sul, é o Banco do Estado do Rio Grande do Sul, o Banrisul, como aparece nas camisas dos clubes. O que acontece é que, se o Banrisul patrocinasse só o Grêmio, os torcedores mais fanáticos do Internacional não viriam a se tornar clientes do banco, e vice-versa. Parece até loucura, mas não é. Repito, isso é Marketing Esportivo!

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Vá além da capa - Dermablend


Não julgue alguém pela aparência, ou um livro pela capa. "Go Beyond the Cover", ou "Vá além da Capa". É a mensagem que a marca de maquiagem Dermablend quer passar com este comercial. Eles usaram o modelo Rick Genest, mais conhecido como “Zombie Boy”, o Garoto Zombie, que ficou conhecido por participar do clipe “Born This Way”, da Lady Gaga, para mostrar o quão eficiente é seu produto. Eles maquiaram o modelo, que tem o corpo quase todo tatuado, deixando-o “limpo”, como se não tivesse nenhuma tatuagem. Então o modelo passa um pano no corpo e começa a mostrar o que há por trás da maquiagem. Depois disso, a produção, depois de ter filmado o processo de maquiagem, volta o vídeo para mostrar o corpo sendo revelado e, assim, se compõe o comercial, que recebe a assinatura da marca no final. O próprio modelo disse que ficou impressionado com a transformação. Se isso foi espontâneo, eu não sei.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

"Cabelo Meu" - Natura Plant


Mulheres cantando a favor de seus cabelos, de forma em que idolatram “Natura Plant”, que é uma linha feminina de produtos capilares. Este é, sem dúvidas, um dos melhores comercias que estão em exibição atualmente. Segundo o diretor de negócios da Natura, Guto Pedreira, a voz é da cantora Marina Santana, casting da produtora “Banda Sonora”. A letra é do redator Maneco Pires, da Taterka, agência que criou o comercial. A música é daquelas que ficam na cabeça. Já tem gente cantando inteira, com menos de um mês de exibição do filme. Realmente foi um ótimo trabalho, uma ótima produção. Parabéns, Taterka, Banda Sonora e Natura!

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Prêmios Malditos, Prêmios Malditos...

Filme de Internet premiado

A musiquinha que ficou na cabeça de todo mundo me deu oportunidade até de brincar com o título! Isso aí, a Nissan ganhou dois prêmios com a propaganda dos “Pôneis Malditos”, no 37º Festival Brasileiro de Publicidade, realizado pela Associação Brasileira de Propaganda, segundo a agência que criou o comercial, Lew’Lara\TBWA. Os prêmios foram na categoria Televisão e Internet. O comercial, da pick-up Frontier, teve mais de 2 milhões de acessos na internet. O filme teve de ser analisado pelo CONAR, porque recebeu cerca de 30 denúncias de consumidores de todo o país, que acharam infeliz a ligação de algo “infantil” com o termo “maldito”. O órgão, com unanimidade, arquivou o caso. Parabéns à Nissan e à Lew’Lara\TBWA!

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

ZumbÔnibus - The Walking Dead

Foto: UOL

Um ônibus carregado de zumbis?! Nos pontos mais movimentados de São Paulo?! Não é pesadelo, não! É a pura realidade! Se você viu este ônibus ontem, aposto que se assustou. Foi a ação que a agência Z+ criou para divulgar a segunda temporada da série “The Walking Dead”. Um ônibus todo envelopado com a temática da série, carregado de atores vestidos à caráter, circulou ontem em São Paulo. Promotores entregaram balas em forma de olho aos afiliados e, na parte da tarde, o ônibus faria um passeio com fãs da série. No último domingo, a série estreou a segunda temporada nos Estados Unidos, conquistando 7,3 milhões de telespectadores. The Walking Dead é inspirada nos quadrinhos de Robert Kirkman e exibe 13 episódios de uma hora. A série é exibida pela FOX, para 122 países, em 35 idiomas. A campanha ilustrou também a capa publicitária do jornal Metro, com um cérebro que assustava quem o pegava e logo batia o olho. Que campanha!

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Sons Urbanos - Sprite


Quem nunca quis dar uma da DJ?! Que tal criar uma música para o comercial da Sprite que está sem música? Essa promoção, criada pela W/McCann, permite que você entre no site da Sprite e crie um som legal para o filme. O site disponibiliza pista de áudio com vários clipes de som disponíveis. A promoção está valendo desde o dia 03 de outubro, e você pode participar até o dia 14 de dezembro deste ano. Acesse http://www.sprite.com.br e mostre seu potencial! Boa sorte!

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Fábio Zugman e a Criatividade

Luiza Lopes, Guilherme Galvão, Fábio Zugman (o palestrante) e Elaine Gaeta, respectivamente.
Foto: Claudia Garrocini

Você aí! Acha que nasceu criativo? Acha que suas ideias vêm do nada? Aí é que você se engana, meu caro! Fábio Zugman, Doutor em Administração de Empresas pela FEA-USP, prova que não é bem assim. Autor de seis livros, Fábio deu uma bela de uma palestra na Belas Artes de São Paulo na manhã de hoje. Eu, como bom aluno, estive lá e pude aprender muito com esse cara! Um de seus livros, “O Mito da Criatividade”, mostra que criatividade não é um dom, e sim fruto de muito estudo, dedicação e trabalho duro. Foi o que Fábio passou para os alunos de Comunicação Social na palestra que abriu a Semana de Comunicação 2011 da Belas Artes. Ideias criativas nascem de coisas já existentes, porém servem para melhorá-las. Como exemplo, o palestrante usou o smartphone: O sujeito juntou o celular e a agenda e criou esse aparelho tão querido por todos! Para mostrar o trabalho duro que tem de ser feito, Fábio mencionou Einstein, Beethoven e Thomas Edison para ilustrá-lo. Todos esses têm mais de 600 obras! Ah, e não se esqueça: aprenda com os erros! Foi assim que o Post-It, aqueles bloquinhos com uma cola leve, que servem para marcar lembretes, a Glicerina, o Teflon e os Cookies nasceram, não é mesmo, Fábio Zugman?!

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Celular no Trânsito - Programa Reclame


Chegou a hora de botar a boca no trombone! Como fazer isso?! O Programa Reclame, do Multishow, encontrou uma solução: criaram a campanha “Reclame por um mundo melhor”, com o intuito de incentivar as pessoas a terem algumas atitudes, como não usar o celular no trânsito, por exemplo. É o que esse filme, criado pela agência Publicis e produzido pela Casa da Mãe Joana, aborda com muito bom humor. O programa contou com grandes agências, que contribuíram com criações para esta campanha, com a esperança de construir uma nova realidade. Bela iniciativa!

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Adbusters - Os Anticonsumistas

Bandeira dos Adbusters

Você que é estudante, profissional ou que é ligado ao marketing ou à propaganda de alguma forma, conhece os Adbusters?! Não? Estão vamos lá: é uma organização sem fins lucrativos, com uma ideologia anticonsumista, que prega seus ideais através de campanhas e paródias de propagandas reais. Foi fundada em Vancouver, no Canadá, por Kalle Lasn e Bill Schmalz. Segundo os fundadores, a organização é uma rede global de artistas, ativistas, escritores, educadores e empresários com o propósito de criar um novo movimento ativista social na Era da Informação. Os Adbusters publicam uma revista, a “Adbusters”, que tem tiragem de 120.000 impressões e é mantida pelos leitores. A revista é voltada para causa políticas e sociais, anticonsumistas, em sua maioria. A organização lançou campanhas mundiais, como o “Buy Nothing Day”, o Dia de não Comprar Nada, o “TV Turnoff Week”, a Semana da TV Desligada, e, atualmente, faz parte dos protestos que estão ocorrendo na Wall Street. Os Adbusters possuem ligação com outras organizações ligadas ao anticonsumismo pelo mundo, como a francesa L’association Résistance à l’Aggression Publicitaire, Adbusters Norge, na Noruega, Adbusters Sverige, na a Suécia, e a japonesa Culture Jammers. Confira o site dos Adbusters:


terça-feira, 11 de outubro de 2011

Timesculpture - Toshiba


Por que este comercial foi parar no Guinness Book of World Records?! Simplesmente porque ele foi gravado com 200 câmeras. Isso aí, não é erro de digitação meu não, são realmente 200 câmeras! Para compor o comercial, a Hungry Man britânica gravou várias pessoas movimentando-se aleatoriamente e, então, juntou tudo em quadros e os montou em uma exibição 360º. Resultado disso? Mais de 110 horas de imagens e 20 terabytes de dados foram usados para concluir o filme! É muita imagem! É muito dado! A agência responsável é a Grey London. Parabéns a todos que participaram deste projeto!

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Keep walking, Brazil. - Johnnie Walker


É brasileiro! Isso mesmo, o primeiro comercial da marca de uísque, Johnnie Walker, voltado para um país é nosso! O filme já faz bastante sucesso na internet e, para ser feito, as empresas Zohar International, Gorgeous e The Mill foram contratadas. A gravação durou seis dias e o trabalho de computação gráfica durou mais de 12 mil horas, podendo contar com 420 profissionais de 11 nacionalidades. Em homenagem aos brasileiros, o comercial diz que “o gigante não está mais adormecido”, fazendo alusão ao adormecimento do Brasil por parte das grandes potências globais no passado. Além disso, o filme faz lembrar nosso hino, no verso “Gigante pela própria natureza”. O comercial mostra o Pão de Açúcar sendo um gigante que se levanta e caminha em direção ao mar, ao horizonte e, então, assina com o slogan global da marca: “Keep walking”, que significa “continue andando”, em português. Que produção, hein?!

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Desenhos no Facebook: Marketing!


Isso mesmo, meu caro. Se você também colocou uma imagem de seu desenho animado preferido na foto do seu perfil, foi mais um atingido por uma ação de Marketing. Mas, fique tranquilo, eu também entrei nessa. O Melhor da Vida, especializado em Marketing de experiência no Brasil, foi quem lançou essa ação, com o intuito de protestar contra a violência infantil. Para aderir à campanha, é só colocar uma imagem de seu desenho animado ou HQ favorito em seu perfil e, para completar, o usuário pode compartilhar a fan page da empresa para propagar ainda mais a ideia. A ação foi lançada no dia 04 de outubro, conquistando mais de 50 mil adeptos em menos de 24 horas. Em 2010, uma pessoa lançou uma campanha como esta, mas com o intuito de combater o abuso de criança nas Filipinas. A campanha foi bem aceita, mas, como sempre, teve quem não gostou.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Vá em paz, Steve Jobs

Homenagem da Apple a Steve Jobs

A tecnologia está de luto. Morre hoje, aos 56 anos, o fundador da marca mais valiosa do mundo. Steve Jobs contribuiu plenamente com a tecnologia mundial através de suas criações, sendo as principais na Apple, como iPhone e iPad. A causa de sua morte ainda não foi confirmada, mas Jobs vinha sofrendo problemas de saúde nos últimos anos, passando até por uma cirurgia para retirar um tumor no pâncreas e outra para receber um transplante de fígado. Com a saúde debilitada, deixou, parcialmente, o comando da Apple, no dia 24 de agosto deste ano. Jobs nasceu em São Francisco, na Califórnia, mas logo se mudou com seus pais adotivos para Palo Alto, cidade que ficou conhecida mais tarde por ser um pólo de tecnologia e por compor parte do Vale do Silício. Vá em paz, Steve Jobs. A Apple deixou um e-mail para o envio de condolências:

rememberingsteve@apple.com

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Porquinho Guerrilheiro - Globo.com


É a vez do porco! Depois de dois comerciais sendo perseguido por dois rapazes empolgados com a promoção da Globo.com, o porquinho cofre resolve se vingar. Com a cara pintada para a guerra, o porco imprime cartazes que deixam os rapazes como procurados, surpreendendo-os enquanto andavam na rua e tiveram de sair correndo de quem já tinha visto os cartazes. A campanha, muito bem bolada, foi criada pela W/McCann e explora muito bem o humor.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Marketing Esportivo e Alimentação: Combina?!


Estou no mercado ou em uma loja de esportes?! Pois é. Você que está acostumado a consumir arroz Tio João ou Camil, café Pilão ou Pelé, vá se acostumando a encontrar produtos carregando times de futebol em suas embalagens. Não confunda as prateleiras de um mercado com as arquibancadas de um estádio! A marca Broto Legal estampou em suas embalagens de arroz e feijão os emblemas dos times Santos, São Paulo, Portuguesa, Palmeiras, Corinthians, Cruzeiro e Atlético-MG. Agora o Internacional, do Rio Grande do Sul, lançou um Nescafé carregando seu emblema, em parceria com a Nestlé, que começou na Páscoa de 2010. Para ter uma ideia, 6% do faturamento total do Internacional são com produtos alimentícios. Só espero que ações de Marketing desse tipo não incentivem ainda mais as brigas de torcida. Somos alvejados por Marketing em qualquer hora e lugar, e acredite que, em muitas vezes, não percebemos.